WAKO - World Association of Kickboxing Organizations - 1976
A história da WAKO está intimamente ligada à história do Kickboxing no mundo ocidental. Já em 1970, a lenda da WAKO, Joe Lewis teve sua primeira luta de kickboxing contra Greg Bainhes nos EUA. Esta foi a primeira luta onde luvas de boxe foram usadas e o nome Kickboxing foi mencionado no anúncio.
Mas não foi até 1974 que o primeiro "Campeonato Mundial Full Contact" oficial ocorreu em Los Angeles. Joe Lewis e Mike Anderson foram os principais organizadores naquela época. Bill Wallace, Jeff Smith e Joe Lewis foram os primeiros Campeões do Mundo de Full Contact.
Criar uma nova, duradoura e forte Organização Mundial não foi fácil durante aqueles tempos turbulentos no mundo das artes marciais. Foi principalmente George Brueckner e Mike Anderson que tiveram a visão e a iniciativa de criar uma nova “Organização Mundial de Karate de Todos os Estilos” – abreviado “WAKO”.
A WAKO iniciou a sua atividade na Europa em 1976 e foi fundada em Berlim, Alemanha, em 26 de fevereiro de 1977.
O fundador foi o Sr. Georg Bruckner de Berlim, que promoveu os primeiros Campeonatos Mundiais de Karate em semi-contact e full contact (como inicialmente a disciplina era chamada naqueles dias) em 1978 com 110 concorrentes representando 18 países. A WAKO criou imediatamente as regras e regulamentos para os novos esportes de luta, incluindo punches (técnicas de mão) e kicks (técnicas de pernas) para lutas amadoras com o máximo uso de equipamentos de segurança, o novo termo KICKBOXING foi oficialmente adotado para definir o esporte e a WAKO começou a atuar, desde o início, como a autêntica Federação de Kickboxing no mundo.
De 1984 a 2013, a WAKO foi liderada pelo Sr. Ennio Falsoni (Italy). Ele organizou e consolidou a WAKO como uma organização esportiva internacional respeitável. Os Campeonatos Mundiais foram realizados a cada dois anos em diferentes partes do mundo. Agora, depois de décadas de trabalho apaixonado, o Sr. Ennio Falsoni é Presidente Honorário da WAKO. No livro de Falsoni” KICKBOXING: The Phenomenology of a SPORT” é possível entender todos os detalhes sobre a história da WAKO desde a sua fundação.
Depois de um período de Presidência em exercício (2013-2015), em novembro de 2015 em Dublin, na Irlanda, o Prof. Borislav Pelević (Sérvia) foi finalmente eleito como Presidente da WAKO, até 25 de outubro de 2018, quando Prof. Pelevic morreu repentinamente.
O Conselho de Administração da WAKO nomeou então por unanimidade a Sra. Francesca Falsoni, que também é a Presidente do Comitê Jurídico WAKO, como Presidente Interino da WAKO, em Maribor, Eslovénia, em 19 de novembro de 2018.
A Sra. Francesca Falsoni assegura-se de conduzir a WAKO à Assembleia Geral Extraordinária para a eleição de um novo Presidente, por estatutos, no prazo de 6 meses a contar da vaga do cargo.
A Assembleia Geral Extraordinária da WAKO foi finalmente realizada em Milão, Itália, em 2 de fevereiro de 2019, e o Sr. Roy Baker, da Irlanda, foi eleito por maioria como Presidente da WAKO.
WAKO Kickboxing hoje:
Hoje, a WAKO conta com 130 nações afiliadas nos 5 continentes, das quais 105 são reconhecidas oficialmente pelo Comitê Olímpico Nacional ou pela Autoridade Esportiva do Governo Nacional.
Por que somos diferentes?
Kickboxing é um esporte de luta de contato moderno criado com base em muitos esportes de combate tradicionais e artes marciais. Kickboxing é uma resposta ocidental única a muitas artes marciais orientais. Pode ser praticado em nível competitivo ou recreativo, dependendo das aspirações do kickboxer, mas certamente é um esporte projetado para melhorar sua saúde geral, força e resistência.
WAKO kickboxing tem 7 modalidades competitivas, três ringue e quatro modalidades de tatame.
Modalidades do ringue: Full Contact, Low-Kick, K1-Style.
A área de combate é o Ringue. Cada combate consiste em três rounds de dois minutos com uma pausa de um minuto entre cada round.
A intenção do kickboxer é derrotar seu oponente com técnicas legais que devem ser aplicadas com contundência.
Modalidades de Tatame: Point Fight, Light Contact, Kick Light e Formas musicais (com e sem armas).
A área de combate é o tatame. A intenção do kickboxer é derrotar seu oponente com técnicas legais que devem ser entregues com técnica controlado sem uso de força excessiva. Cada round é de dois minutos com um minuto de intervalo entre os rounds, mas o número de rounds é diferente e dependendo da modalidade.
Hoje, a WAKO conta com 135 nações afiliadas nos 5 continentes, das quais 106 são oficialmente reconhecidas pelo Comitê Olímpico Nacional ou pela Autoridade Esportiva do Governo Nacional.
Atualmente, existem mais de 4.000.000 praticantes em mais de 40.000 clubes em todo o mundo. A WAKO promove os Campeonatos do Mundo Continental e Mundial Bi Anual (em todas as sete disciplinas) e organiza as Copas Mundiais e Continentais e os torneios Abertos.
O WAKO é oficialmente reconhecido por:
IOC (Comitê Olímpico Internacional) – desde 30 de novembro, 2018
GAISF – antigo SportAccord (Global Association of International Sports Federations),
IWGA (International World Games Association),
ARISF (Association of IOC Recognised International Sports Federations)
FISU (International University Sports Federation),
Organização Mundial do Comércio (WADA) (World Anti-Doping Agency),
CIFP (International Fair Play Organization),
OCA (Olympic Council of Asia),
IWG (International Working Group of Women in Sport),
Paz e Esporte.
Como o órgão governante do Kickboxing Mundial responsável pela criação, interpretação, gestão, coordenação, melhoria, promoção e organização de atividades em todos os 5 continentes, a WAKO atingiu finalmente a meta de milhões kickboxer no mundo, de fato, 30 de novembro de 2018, permanecerá em nossa história, porque o esporte de kickboxing foi concedido reconhecimento provisório pelo Conselho Executivo do COI. A decisão foi tomada pelo Conselho Executivo do COI em Tóquio, no Japão, em 30 de novembro de 2018, por recomendação do Departamento de Esportes do COI.
Kickboxing sob o órgão governante mundial da WAKO candidatou-se ao reconhecimento como um esporte do COI em 2016 e tem apoiado seus valores ao lado da COI pelo WAKO para fomentar, desenvolver e promover os valores olímpicos.
A WAKO assegura o desenvolvimento em linha com o Movimento Olímpico e suas várias Cartas, cujos princípios são integrados em todos os documentos e políticas da organização WAKO.
Continue lendo abaixo→
Topo