ORGANIZAÇÕES KICKBOXING

Post thumbnail

Umas das pergunats que sempre me fazem é qual Organização é a principal ou é válida.

Para esta pergunta respondo que você tem da havaliar a história da Organização, o que ele te proporciona, o que você busca e espera e a idoneidade dela.

Mas bom observar a verdadeira relevancia dela e atuação seja aqui em nosso pais e principalmente no mundo.

Abaixo tem um pouco da história das três principais, claro que há outras, mas ai já são genéricas e sem grande expressão e relevância.

Cada uma dessas abaixo tem uma relevancia significativa, mas na minha opnião a que se destaca mais é a WAKO pelo seu trabalho em mais de 130 paises e junto ao COI (Comite Olimpico Internacional)

A ISKA por sua presença midiatica, e por estar em grandes torneios profissionais internacionais

A WKA por sua história com as grandes lendas do Kickboxing Ocidental e Oriental.

Acompanhe abaixo

CHAMPIONS 89 FIGHT TEAM

A PRINCIPAL - WAKO - Fundada 1976

Post thumbnail

WAKO - World Association of Kickboxing Organizations - 1976
 
A história da WAKO está intimamente ligada à história do Kickboxing no mundo ocidental. Já em 1970, a lenda da WAKO, Joe Lewis teve sua primeira luta de kickboxing contra Greg Bainhes nos EUA. Esta foi a primeira luta onde luvas de boxe foram usadas e o nome Kickboxing foi mencionado no anúncio.

Mas não foi até 1974 que o primeiro "Campeonato Mundial Full Contact" oficial ocorreu em Los Angeles. Joe Lewis e Mike Anderson foram os principais organizadores naquela época. Bill Wallace, Jeff Smith e Joe Lewis foram os primeiros Campeões do Mundo de Full Contact.

Criar uma nova, duradoura e forte Organização Mundial não foi fácil durante aqueles tempos turbulentos no mundo das artes marciais. Foi principalmente George Brueckner e Mike Anderson que tiveram a visão e a iniciativa de criar uma nova “Organização Mundial de Karate de Todos os Estilos” – abreviado “WAKO”.

A WAKO iniciou a sua atividade na Europa em 1976 e foi fundada em Berlim, Alemanha, em 26 de fevereiro de 1977.
O fundador foi o Sr. Georg Bruckner de Berlim, que promoveu os primeiros Campeonatos Mundiais de Karate em semi-contact e full contact (como inicialmente a disciplina era chamada naqueles dias) em 1978 com 110 concorrentes representando 18 países. A WAKO criou imediatamente as regras e regulamentos para os novos esportes de luta, incluindo punches (técnicas de mão) e kicks (técnicas de pernas) para lutas amadoras com o máximo uso de equipamentos de segurança, o novo termo KICKBOXING foi oficialmente adotado para definir o esporte e a WAKO começou a atuar, desde o início, como a autêntica Federação de Kickboxing no mundo.

De 1984 a 2013, a WAKO foi liderada pelo Sr. Ennio Falsoni (Italy). Ele organizou e consolidou a WAKO como uma organização esportiva internacional respeitável. Os Campeonatos Mundiais foram realizados a cada dois anos em diferentes partes do mundo. Agora, depois de décadas de trabalho apaixonado, o Sr. Ennio Falsoni é Presidente Honorário da WAKO. No livro de Falsoni” KICKBOXING: The Phenomenology of a SPORT” é possível entender todos os detalhes sobre a história da WAKO desde a sua fundação.

Depois de um período de Presidência em exercício (2013-2015), em novembro de 2015 em Dublin, na Irlanda, o Prof. Borislav Pelević (Sérvia) foi finalmente eleito como Presidente da WAKO, até 25 de outubro de 2018, quando Prof. Pelevic morreu repentinamente.

O Conselho de Administração da WAKO nomeou então por unanimidade a Sra. Francesca Falsoni, que também é a Presidente do Comitê Jurídico WAKO, como Presidente Interino da WAKO, em Maribor, Eslovénia, em 19 de novembro de 2018.
A Sra. Francesca Falsoni assegura-se de conduzir a WAKO à Assembleia Geral Extraordinária para a eleição de um novo Presidente, por estatutos, no prazo de 6 meses a contar da vaga do cargo.

A Assembleia Geral Extraordinária da WAKO foi finalmente realizada em Milão, Itália, em 2 de fevereiro de 2019, e o Sr. Roy Baker, da Irlanda, foi eleito por maioria como Presidente da WAKO.

WAKO Kickboxing hoje:

Hoje, a WAKO conta com 130 nações afiliadas nos 5 continentes, das quais 105 são reconhecidas oficialmente pelo Comitê Olímpico Nacional ou pela Autoridade Esportiva do Governo Nacional.

Por que somos diferentes?
Kickboxing é um esporte de luta de contato moderno criado com base em muitos esportes de combate tradicionais e artes marciais. Kickboxing é uma resposta ocidental única a muitas artes marciais orientais. Pode ser praticado em nível competitivo ou recreativo, dependendo das aspirações do kickboxer, mas certamente é um esporte projetado para melhorar sua saúde geral, força e resistência.

WAKO kickboxing tem 7 modalidades competitivas, três ringue e quatro modalidades de tatame.

Modalidades do ringue: Full Contact, Low-Kick, K1-Style.

A área de combate é o Ringue. Cada combate consiste em três rounds de dois minutos com uma pausa de um minuto entre cada round.
A intenção do kickboxer é derrotar seu oponente com técnicas legais que devem ser aplicadas com contundência.

Modalidades de Tatame: Point Fight, Light Contact, Kick Light e Formas musicais (com e sem armas).

A área de combate é o tatame. A intenção do kickboxer é derrotar seu oponente com técnicas legais que devem ser entregues com técnica controlado sem uso de força excessiva. Cada round é de dois minutos com um minuto de intervalo entre os rounds, mas o número de rounds é diferente e dependendo da modalidade.

Hoje, a WAKO conta com 135 nações afiliadas nos 5 continentes, das quais 106 são oficialmente reconhecidas pelo Comitê Olímpico Nacional ou pela Autoridade Esportiva do Governo Nacional.

Atualmente, existem mais de 4.000.000 praticantes em mais de 40.000 clubes em todo o mundo. A WAKO promove os Campeonatos do Mundo Continental e Mundial Bi Anual (em todas as sete disciplinas) e organiza as Copas Mundiais e Continentais e os torneios Abertos.

O WAKO é oficialmente reconhecido por:

IOC (Comitê Olímpico Internacional) – desde 30 de novembro, 2018
GAISF – antigo SportAccord (Global Association of International Sports Federations),
IWGA (International World Games Association),
ARISF (Association of IOC Recognised International Sports Federations)
FISU (International University Sports Federation),
Organização Mundial do Comércio (WADA) (World Anti-Doping Agency),
CIFP (International Fair Play Organization),
OCA (Olympic Council of Asia),
IWG (International Working Group of Women in Sport),

Paz e Esporte.

Como o órgão governante do Kickboxing Mundial responsável pela criação, interpretação, gestão, coordenação, melhoria, promoção e organização de atividades em todos os 5 continentes, a WAKO atingiu finalmente a meta de milhões kickboxer no mundo, de fato, 30 de novembro de 2018, permanecerá em nossa história, porque o esporte de kickboxing foi concedido reconhecimento provisório pelo Conselho Executivo do COI. A decisão foi tomada pelo Conselho Executivo do COI em Tóquio, no Japão, em 30 de novembro de 2018, por recomendação do Departamento de Esportes do COI.

Kickboxing sob o órgão governante mundial da WAKO candidatou-se ao reconhecimento como um esporte do COI em 2016 e tem apoiado seus valores ao lado da COI pelo WAKO para fomentar, desenvolver e promover os valores olímpicos.

A WAKO assegura o desenvolvimento em linha com o Movimento Olímpico e suas várias Cartas, cujos princípios são integrados em todos os documentos e políticas da organização WAKO.

Continue lendo abaixo
Topo

ISKA - Fundada 1986

Post thumbnail

ISKA – Associação Internacional de Kickboxing Esportivo – 1974-1986

Originalmente fundada como Associação Internacional de Karatê Esportivo quando o nascimento do kickboxing na América surgiu do “Karate de Contato Total”, a ISKA agora também é reconhecida globalmente como Associação Internacional de Kickboxing Esportivo. Desde 1986, a ISKA estabeleceu um padrão sem precedentes de profissionalismo e integridade, ao mesmo tempo que atua como o órgão regulador e sancionador mais reconhecido do mundo para esportes de combate e artes marciais competitivas. A ISKA mantém um compromisso contínuo com o treinamento e certificação de “oficiais” professores e com a atualização de regras e regulamentos, ao mesmo tempo em que reconhece campeões dignos e competidores de nível mundial em mais de vinte tipos diferentes de artes marciais e esportes de combate.
Do Estádio Olímpico de Moscou a Queensland, Victoria, Austrália; de Lausanne, na Suíça, a Durban, na África do Sul; do lendário Estádio Lumpini, na Tailândia, ao resort Bellagio, em Las Vegas, os eventos ao vivo da ISKA em todo o mundo são muito frequentados e vistos por audiências de televisão em todo o mundo.
Seja o Campeonato Mundial de Artes Marciais US OPEN ISKA, realizado anualmente na Disney World e transmitido pela ESPN, ou o kickboxing profissional de elite da GLORY World Series, como visto na SPIKE TV, a ISKA mantém seu envolvimento na vanguarda do setor.
Historicamente, isso inclui STRIKEFORCE MMA visto na CBS e SHOWTIME, bem como K-1 USA e Chuck Norris' World Combat League.

A altura que a ISKA alcançou continua a refletir o seu compromisso básico com a credibilidade e integridade intransigente. O futuro dos esportes dependerá desse compromisso em cooperação com os muitos atletas talentosos de artes marciais/esportes de combate da indústria e com a base cada vez maior de fãs dedicados em todo o mundo.

História da ISKA
O kickboxing começou nos EUA no início dos anos 1970 como caratê de contato total. Alguns competidores de caratê queriam testar suas técnicas sem o sistema de combate de pontos rígidos, acertando seus golpes com contato total. Os primeiros campeonatos mundiais de caratê de contato total foram realizados em Los Angeles em 1974. Os primeiros campeões tornaram-se lendas: Joe Lewis, Bill Wallace e Jeff Smith.
A Professional Karate Association (PKA) foi fundada em 1974 por Don e Judy Quine, juntamente com Joe Corey. Eles levaram o esporte florescente a um público mais amplo, assinando um contrato com a rede de TV americana ESPN. A PKA desenvolveu o primeiro sistema de classificação de lutadores: os campeões da PKA foram os primeiros artistas marciais de alto nível, as estrelas de um novo esporte. Eles incluíam Jean-Yves Theriault, Brad Hefton, Jerry Trimble e Steve Sheppard.
Quando problemas jurídicos causaram a queda do PKA em 1985 e este deixou de funcionar como órgão sancionador, um grupo de grandes promotores dos EUA e antigos executivos do PKA decidiram criar um novo órgão. Em 16 de julho de 1986, nasceu a Associação Internacional de Karatê Esportivo. Seus primeiros diretores foram Mike Sawyer, Karyn Turner, Tony Thompson, John Worley e Scott Coker. A maioria dos principais promotores do PKA começou a sancionar o ISKA e vários aderiram à sua administração. As principais lutas pelo título com os melhores atletas do esporte foram transmitidas pela rede de televisão ESPN e trouxeram credibilidade e reconhecimento ao novo órgão sancionador.
O braço europeu da ISKA foi estabelecido em 9 de outubro de 1986, quando Oliver Muller, Jerome Canabate e Mohamed Hosseini foram nomeados Diretores Europeus da ISKA.
A ISKA espalhou-se rapidamente pela Europa e, quando a Cortina de Ferro foi levantada, foi o primeiro a sancionar acontecimentos nos países do Bloco de Leste. Em 1991, a ISKA era o maior órgão sancionador do mundo, com representantes em mais de 60 países. As principais lutas pelo título foram sancionadas na Austrália, Japão e África do Sul.

Novas disciplinas foram sancionadas e a ISKA desenvolveu regras para estilo livre (chute baixo), regras orientais (Thaiboxing modificado) e Muay Thai (regras completas do Muay Thai).
Os grandes nomes da década de 1990 lutando nos eventos da ISKA foram Rick Roufus, Denis Alexio, Stan 'The Man' Longinidis, Rob Kaman, Ernesto Hoost, Dida Diafat e Peter 'Sugarfoot' Cunningham. Os eventos da ISKA estavam sendo televisionados para todo o mundo por empresas como ESPN, Showtime, Cannel+, Fox TV, Network 7, Skysports e Eurosport. Não há dúvida de que o ISKA é o órgão sancionador mais televisionado do mundo.
ISKA liderando mudança
Entrando no novo milênio, a ISKA trabalhou com a grande marca de esportes de luta K-1.
Dois títulos mundiais da ISKA foram sancionados sob regras orientais no primeiro evento K-1 MAX em Tóquio em 1º de novembro de 2000. O japonês Star Masato derrotou Murhad Sari da França pelo título dos meio-médios e o japonês Takayuko Kohiruimaki derrotou o inglês Neil Woods pelo título dos super-meio-médios. O superastro holandês Ramon Dekker fez sua estreia no K-1 MAX, lutando pelo empate com o japonês Akeomi Nitta. A ISKA iniciou uma relação de trabalho com a K-1, com o principal promotor da ISKA, Scott Coker, organizando eventos da K-1 USA nos resorts cassino Bellagio e Mirage em Las Vegas.
Os diretores da ISKA também aconselharam e estiveram envolvidos no desenvolvimento da World Combat League de Chuck Norris, uma liga híbrida de kickboxing baseada em equipes que foi ao ar por duas temporadas na TV a cabo VERSUS. O presidente da ISKA, Cory Schafer, escreveu as regras que regem o esporte e serviu como comissário da liga durante seus dois anos de mandato.

O Strikeforce foi a principal promoção do campeonato mundial de kickboxing ISKA nos EUA e o principal fornecedor de programação ISKA para a rede de TV ESPN por 12 anos. Acompanhando o tempo, o promotor do Strikeforce, Scott Coker, revelou a série Strikeforce Mixed Martial Arts (MMA) com o evento Shamrock versus Gracie em 10 de março de 2006, o primeiro card de luta de artes marciais mistas sancionado na Califórnia. A partida entre Frank Shamrock e Cesar Gracie esgotou os ingressos do HP Pavilion em San Jose, atraindo um público recorde de 18.265. O Strikeforce co-produziu seu primeiro evento de MMA pay-per-view Showtime apresentando uma luta pelo campeonato mundial entre Frank Shamrock e Phil Baroni em 22 de junho de 2007. O Strikeforce alcançou alturas incríveis, exibindo uma série de televisão de sucesso na rede premium SHOWTIME até 2011, quando a empresa foi adquirida pela ZUFFA, controladora do UFC.

Ao mesmo tempo que se diversificou na regulamentação das artes marciais e dos desportos de combate, a ISKA também manteve a sua liderança na arena dos torneios tradicionais de artes marciais. O Campeonato Mundial de Artes Marciais US OPEN / ISKA é comumente considerado o evento de maior prestígio desse tipo. O evento atrai regularmente mais de 3.500 competidores representando mais de 50 países diferentes.
Sua espetacular ISKA Night of Champions é transmitida ao vivo pela ESPN 3, enquanto os destaques são editados em uma apresentação especial para ESPN, ESPN2 e ESPN International.

Em 2012, a ISKA foi contratada pela GLORY World Series para ajudar a desenvolver e regular “Road to GLORY”, uma liga de kickboxing de desenvolvimento projetada para identificar e cultivar jovens talentos americanos de kickboxing. Isso levou a ISKA a sancionar a série de eventos de alto nível da GLORY para a televisão SPIKE, que apresenta os atletas de kickboxing de elite do mundo em partidas individuais e em formato de torneio de quatro homens.

A ISKA continua a contribuir de todas as maneiras possíveis para fornecer oportunidades seguras e justas para atletas merecedores, ao mesmo tempo que auxilia nossos promotores associados a aumentar o perfil do nosso esporte. Esta é a nossa missão.

Continue lendo abaixo
Topo

CHAMPIONS 89 FIGHT TEAM

WKA - Fundada 1977

Post thumbnail

WKA – WORLD KICKBOXING ASSOCIATION           - 1976

ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE KICKBOXING Um dos principais órgãos sancionadores do Kickboxing profissional. Concebida em outubro de 1976 por Howard Hanson e Arnold Urquidez, a World Kickboxing Association (WKA) é uma organização sem fins lucrativos que rege o caratê Kickboxing profissional e amador de contato total, com grandes eventos promovidos em todo o mundo.

A WKA é o primeiro órgão regulador sem fins lucrativos do esporte, o primeiro órgão regulador a usar uma lista de classificação controlada de forma independente, o primeiro a estabelecer uma divisão do campeonato mundial para mulheres e o primeiro a incluir países do Oriente.

A WKA sancionou eventos no Japão, Hong Kong, Coréia, Austrália, México, América do Sul, Europa, Canadá, bem como em todos os EUA. A WKA usa o sistema STAR independente para classificações e exige que seus campeões mundiais defendam seus títulos contra o lutador de classe mundial com melhor classificação disponível. Como a maioria dos lutadores orientais se recusa a competir no ringue profissional de Kickboxing sem o uso de chutes nas coxas, as regras da WKA permitem chutes circulares na região externa da coxa, acima do joelho e abaixo da articulação do quadril. Técnicas anti-articulares, bem como golpes com joelhos e cotovelos são estritamente proibidos.
A WKA busca elevar o Kickboxing profissional a um grande esporte internacional, com estrelas reconhecíveis e cobertura televisiva de seus eventos. Para este fim, a WKA coopera com a imprensa e exige que apenas competições de alto calibre sejam exibidas à mídia nacional e ao público televisivo. Em 12 de março de 1977, no Auditório Olímpico de Los Angeles, o primeiro evento sancionado pela WKA contou com Benny Urquidez, campeão mundial superleve da WKA, contra Narong Noi, campeão de “Muaythai” da Tailândia. Na eliminatória, Earnest Hart Jr., que logo se tornaria campeão mundial da PKA, foi nocauteado por Nate Saknarong, campeão internacional de “Muaythai” da Tailândia; e Lilly Rodriguez nocauteou Carlotta Lee.

No entanto, um motim eclodiu na plateia durante a feroz luta Urquidez-Noi, e a Comissão Atlética do Estado da Califórnia declarou o resultado sem vencedor. Mais tarde naquele mesmo ano, com a ajuda de Ron Holmes, Hisashi Shima e Antonio I noki (que já enfrentou Muhammad Ali em uma luta mista), a WKA fez várias incursões promocionais no Japão.

Em 2 de agosto de 1977, Benny Urquidez defendeu seu título com um nocaute no 6º round sobre o desafiante número 1 do “Kickboxing” japonês. Katsuyuki Suzuki, diante de uma multidão com ingressos esgotados no Budokan em Tóquio. A luta foi transmitida ao vivo no horário nobre da televisão nacional japonesa e estabeleceu um recorde para o maior portão monetário da história do Kickboxing esportivo (US$ 300.000). Então, em 14 de novembro de 1977, o ex-campeão japonês de judô e Kickboxing, Kunimatsu Okao, envergonhado pela derrota de seu compatriota nas mãos e pés de um americano, saiu da aposentadoria para desafiar Urquidez pelo Mundial WKA. Mesmo com assentos ao lado do ringue custando US$ 200,00 cada, a luta novamente esgotou o Budokan, estabelecendo um novo recorde de bilheteria superior a US$ 500.000. De novo, a luta foi transmitida ao vivo no horário nobre da televisão nacional japonesa. Okao foi nocauteado no 4º round, dois rounds antes de Suzuki. Benny Urquidez imediatamente se tornou um herói folclórico japonês, com histórias em quadrinhos de Benny “The Jet” distribuídas por todo o Japão. Ele foi reconhecido lá e na terra natal do Kickboxing, Okinawa, como o primeiro campeão mundial de Kickboxing profissional. Outros campeões logo se seguiram. Kunimasa Nagae derrotou Tony Lopez em Tóquio pelo campeonato mundial dos leves da WKA. Enquanto isso, em 2 de maio de 1979, Benny Urquidez retornou aos EUA para defender seu título com sucesso contra Rick Simerly em South Lake Tahoe. O evento foi transmitido pela NBC Sportsworld. Mais tarde naquele mês, em 26 de maio, Steve Sheperd derrotou Chris Gallegos em West Palm Beach, Flórida, pelo WKA Middleweight World Championship.
Então, em outubro de 1979, Urquidez defendeu novamente seu título em Tóquio contra o campeão japonês de kickboxing, Yoshimitsu Tamashiro. A luta foi transmitida ao vivo no horário nobre da televisão nacional japonesa.
Logo depois, Hanson anunciou que a atividade profissional do caratê feminino justificava a criação de duas divisões do campeonato mundial feminino. Tal como acontece com as divisões masculinas, as divisões femininas seriam sancionadas e expandidas para refletir o volume de atividade. Em 23 de dezembro de 1979. Graciela Casillas derrotou Irene Garcia em Las Vegas pelo campeonato mundial peso galo feminino da WKA. Casillas, que detinha simultaneamente o título peso galo da Associação Mundial de Boxe Feminino (WWBA), não foi apenas a primeira campeã mundial feminina na história do esporte, mas também a primeira atleta profissional a deter um título mundial no Kickboxing e no boxe.
Em 26 de janeiro de 1980, a WKA se preparou para outra transmissão pela rede, desta vez no Tropicana Hotel em Las Vegas. Howard Jackson venceu Yoshimitsu Tamashiro pelo WKA Welterweight World Championship. Benny Urquidez defendeu com sucesso seu título contra o detentor número 1 do Kickboxing japonês, Shinobu Onuki. E o campeão americano da WKA, Refugio Flores, nocauteou o campeão mundial da PKA, Vernon Mason. As lutas de Jackson e Urquidez foram ao ar na NBC-TV em frente aos Jogos Olímpicos de Inverno no ABC-TV.
Apesar da forte competição, a transmissão supostamente recebeu a maior audiência de qualquer evento profissional de Kickboxing desde 1974.
Em 15 de julho de 1980, o presidente da WKA, Hanson, substituiu a lista de classificação mundial da WKA, que era publicada mensalmente na Oficial Karate Magazine desde meados de 1979, com as classificações de Kickboxing de contato total do sistema STAR independente. Na época, o novo sistema de classificação era a única classificação que classificava os lutadores profissionais de acordo com seu desempenho real no ringue, independentemente de afiliações organizacionais.
Em 13 de outubro de 1980, Don Wilson nocauteou o campeão americano Andy White em Cocoa Beach, Flórida, pelo WKA Light Heavyweight World Championship.
O campeonato Wilson estabeleceu dois precedentes.
Primeiro, Don Wilson, sendo meio japonês, foi o primeiro campeão mundial de ascendência asiática a ganhar seu título nos EUA e em segundo lugar, Wilson também foi o primeiro lutador de kung-fu a deter um título mundial de Kickboxing profissional.
O ano de 1981 viu a WKA trazer Hong Kong para o Kickboxing profissional. Em 9 de abril de 1981, uma equipe mundial da WKA, liderada pelos campeões Benny Urquidez, Don Wilson, Tony Morelli e Graciela Casillas, viajou para Hong Kong para defender seus títulos contra seus principais lutadores de contato total.
Todos os campeões da WKA se destacaram com nocautes no início do round sobre seus adversários. Outros membros da equipe foram Dennis Crawford, Frank Holloway, Stewart Lauper e Darlina Valdez.

Topo

CHAMPIONS 89 FIGHT TEAM